Logo Autistas.png

Sobre nós

Como surgiu a torcida Autistas Cruzeirenses?

Os Autistas Cruzeirenses surgiram através da Psicopedagoga, Karina Sala, e seu filho, Antony Sala, autista nível 1 de suporte com hiperfoco no Cruzeiro.

 

Em dezembro de 2021, Karina descobriu um câncer. Durante o ano de 2022, ela fez o tratamento no Hospital Luxemburgo (Instituto Mário Penna), em Belo Horizonte. Durante o tratamento, receberam a visita do Raposão e da Raposinha, e Karina lembrou do seu filho, e a alegria que ele teria em ver os mascotes. Ela tirou diversas fotos e teve um momento de alegria naquele dia, por pensar na felicidade do seu filho ao ver aquelas fotos.

WhatsApp Image 2024-04-10 at 13.27.28.jpeg

Alguns meses depois, na campanha do Outubro rosa, o hospital estava sorteando duas camisas da campanha, uma do Cruzeiro e outra do Atlético. Karina fez uma doação e no dia do sorteio, foi contemplada. Novamente o Cruzeiro estava proporcionando um momento de alegria para Karina e seu filho em um ano tão difícil.

 

 

Em 2023, Karina estava melhor e vendo as torcidas organizadas de autistas no Brasil, teve a ideia de criar a do Cruzeiro, com o pensamento em realizar os sonhos do seu filho e de tantos Autistas Cruzeirenses.

37638f38-b48a-492d-9703-a1d2e07a5260.jpeg

Karina então entrou em contato com o Cruzeiro e recebeu a resposta, apoiando a criação da torcida. Logo depois, entrou em contato com a torcida dos Autistas do Atlético, onde foi acolhida pelo fundador, Rodrigo. A partir daí, iniciou a torcida, Autistas Cruzeirenses.

 

As torcidas organizadas de autistas do Brasil, lutam pela inclusão real, sem rivalidade entre torcidas, pelo movimento Arquibancadas Inclusivas, e juntos, lutam dentro e fora dos gramados pela inclusão.

Hoje, os Autistas Cruzeirenses possuem um movimento estruturado, participando de todas as atividades que envolvam o Cruzeiro. Quer fazer parte dessa história? Faça parte da nossa torcida,

 

Karina Sala, Presidente Autistas Cruzeirenses.